O ano de 1999 pode ser considerado um marco na história das telecomunicações na Baixada Santista. Chegava à região o sinal daquela que nos anos seguintes veio a se tornar a segunda maior rede de televisão do Brasil – a Rede Record.

De certa forma, pode-se dizer que foi um retorno ao local onde a ainda jovem Record, 55 anos atrás, já fizera história com a primeira transmissão externa de um jogo de futebol – Santos 3 x 1 Palmeiras, na Vila Belmiro. A vitória do Santos e o sucesso daquela transmissão da Record não deixam de ser emblemáticos.

Meio século mais tarde, a emissora voltou para ficar, nas antenas de sua mais nova afiliada, a TV MAR, que operava na região desde 1993. A Record conciliou sua programação de rede com sucessos locais da nova parceira, como os memoráveis Mar em Manchete, Mar Esporte e Opinião, numa demonstração clara de três princípios sólidos que norteiam seu conceito de televisão:

1) atender as necessidades da comunidade;
2) estabelecer uma identidade junto à sua audiência;
3) respeito ao telespectador.

Em 2004, chegou o momento de um novo salto. A parceria bem sucedida com a TV Mar levou à aquisição desta pela Rede Record, que ensaiava os primeiros passos de uma grande mudança em sua programação – transformação esta que levou a conquista e a consolidação do segundo lugar em audiência no Brasil.

Assim, pouco a pouco os antigos programas locais foram dando lugar a novos produtos e novas linguagens. Em 2006, o Litoral Record substituiu o antigo Mar em Manchete. Novos repórteres e uma redação reforçada assumiram a missão de noticiar e repercutir os principais fatos da região.

Em 2008, dois grandes acontecimentos: a compra do terreno para a construção da nova sede e a estreia de um fenômeno de popularidade – o Balanço Geral. Ao mesmo tempo, o SP Record chegava à programação noturna, confirmando o alinhamento da programação local à estratégia da rede.

Em 2009, a área de cobertura foi ampliada, e a Record do Litoral passou a ser também do Vale do Paraíba.

2010 também foi um ano de investimentos na qualidade do sinal, novos cenários, e novos profissionais. Assim como em 2012.

Este ano também foi marcado pela mudança da sede em São José dos Campos para o Jardim Aquarius e a criação do programa Balanço Geral Vale, com transmissão, ao vivo, para todo o Vale do Paraíba e Litoral de São Paulo.

Os investimentos para garantir a participação local tem sido o foco da gestão e como resultado, um crescimento fantástico. Nos últimos anos, a Record do Litoral e Vale do Paraíba tem consolidado sua audiência, uma trajetória para se orgulhar. O segundo lugar é uma enorme conquista, mas a história continua. Porque aqui se faz tv de primeira.

Próximas atrações